AUTORES QUE USAM OU USARAM PSEUDÔNIMO
O pseudônimo nada mais é que um nome fictício muito usado por escritores e atores para ocultar seu nome real. Antigamente era usado por escritoras nas publicações de suas obras a fim de que o fato de serem mulheres não influenciasse na venda dos livros ou não prejudicasse suas imagens perante a sociedade, então, adotando nomes masculinos publicavam suas obras.
Vamos conhecer alguns dos escritores que já adotaram um pseudônimo.
- Irmãos Bell (Irmãs Brontë)
As famosas irmãs Brontë já adotaram os pseudônimos de Currer, Ellis e Acton Bell, respectivamente Charlotte, Emily e Anne. Cada uma adotou um nome masculino com a inicial de seu próprio nome, e sob este pseudônimo publicaram Poemas de Currer, Ellis e Acton Bell (1846).
- Mary Westmacott (Agatha Christie)
A “Rainha do Crime” também se valeu dos pseudônimos e como Mary Westmacott ela escreveu seis livros de romance não policiais. São eles:
Ausência na Primavera;
Filha é Filha;
Retrato Inacabado;
O fardo;
Entre dois Amores;
O Conflito.
- Robert Galbraith (J. K. Rowling)
A famosa J. K. Rowling, criadora de Harry Potter, começou uma série policial como Robert Galbraith. A série gira em torno do detetive Cormoran Strike e de sua ajudante Robin Ellacott e já temos quatro livros publicados no Brasil:
O Chamado do Cuco;
O Bicho-da-Seda;
Vocação para o Mal;
Branco Letal.
Recentemente a autora lançou o quinto livro da série: Troubled Blood (em tradução livre: Sangue Turvo), que ainda não foi traduzido para o português.
- Richard Bachman (Stephen King)
Para que pudesse lançar mais de um livro por ano, King criou Richard Bachman e lançou cinco livros sob esse pseudônimo antes que descobrissem a verdade. Os livros assinados por Bachman são:
Fúria (Rage);
A Longa Marcha;
A Autoestrada;
O Concorrente;
A Maldição do Cigano;
Os Justiceiros;
Blaze.
- Lemory Snicket (Daniel Handler)
Mais conhecido pelo pseudônimo do que pelo nome real o autor Daniel Handler publicou a famosa série de livros Desventuras em Série assinada como Lemory Snicket. Além de Desventuras em Série Handler também publicou usando seu pseudônimo as seguintes obras:
Raiz-Forte: Verdades Amargas que Você Não Pode Evitar;
Lemony Snicket: Autobiografia não Autorizada;
Quem poderia ser a uma hora dessas?;
Quando você a viu pela última vez?;
Você não deveria estar na escola?;
Porque esta noite é diferente das outras?;
The Beatrice Letters.
Há mais livros assinados por Lemory Snicker que não estão nessa lista e como Daniel Handler, publicou, entre outros, O Clube dos Oito e Por isso a Gente Acabou.
Além desses também temos:
Nelson Rodrigues como Suzana Flag e Myrna;
Machado de Assis como Boas Noites, João das Regras, Dr. Semana e Victor de Paula;
C. S. Lewis como Clive Hamilton e N. W. Clerk.
Um comentário
Evando Mendes
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.