INDICAÇÃO: DRACULA
A indicação de leitura de hoje será de um clássico: Dracula de Bram Stoker.
Publicado em 1897, Dracula é considerada a principal obra no desenvolvimento do mito literário sobre vampiros e embora não tenha criado a figura mítica, Bram Stoker foi o grande responsável pela popularização dos vampiros.
Na época em que foi lançada a obra não foi sucesso imediato, considerada por muitos como uma história violenta. Posteriormente começou a se tornar cada vez mais popular, ganhou adaptações para o teatro e cinema e hoje é considerada um grande clássico da literatura.
Dracula é escrito em forma de romance epistolar, ou seja, a história é contada através de cartas, passagens de diários e afins.
Vou deixar a sinopse aqui:
“A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing e dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX. Um clássico absoluto do terror, Bram Stoker define em Drácula a forma como nós entendemos e pensamos os vampiros atualmente. Mais que isso, ele traz esse monstro para o centro do palco da cultura pop do nosso século e eterniza o vilão de modos refinados e comportamento sanguinário.”
Atualmente a obra de Bram Stoker possui inúmeras edições lançadas por várias editoras, possibilitando que o leitor escolha a que lhe agrade mais. Este livro é uma grande obra e merece ser lido, portanto, fica aqui como a minha indicação de hoje.