MOTIVOS PARA LER: E O VENTO LEVOU
Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim! No post de hoje resolvi trazer alguns motivos pelos quais valem a pena fazer a leitura do livro E O Vento Levou de Margaret Mitchell.
Então, vamos lá.
Fundo histórico: O livro traz personagens fictícios em um momento real e muito importante na história dos Estados Unidos. A história se passa antes, durante e após o período da Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra da Secessão, que teve início no ano de 1861. Os estados do sul e os do norte entraram em guerra principalmente pela discordancia quanto a questão da abolição da escravidão nos EStados Unidos.
Personagens bem construídos: A autora cria uma gama de personagens que, embora sejam fictícios, passam ao leitor uma sensação de realidade, pois sentimentos como amor, amizade, bondade, inveja, maldade e medo são abordados de uma maneira tão real que tornam esses personagens mais próximos de nós leitores. Não são personagens perfeitos, inteiramente bons ou ruins, mas sim pessoas que carregam defeitos e qualidades como qualquer um de nós.
Desenvolvimento: o desenvolvimento da trama é impressionante, já que vamos acompanhar Scarlett, a personagem principal, desde o período que antecede o início da guerra, tanto quanto durante e após o término. A autora aborda todas as mudanças que vão acontecer na vida de Scarlett e das demais personagens envolvidas devido a guerra e a forma como essas mudanças afetam as pessoas e seu modo de viver. Com uma narrativa fluida, embarcamos de cabeça em uma história complexa que retrata o dia a dia de dias terríveis durante um período de medo e incertezas.
Clássico da literatura: E O Vento Levou foi publicado em 1936 e se tornou um verdadeiro clássico da literatura, ganhando o Prêmio Pulitzer já no ano seguinte. A obra é mundialmente conhecida e aclamada, assim como apresenta uma das histórias de amor mais famosas da literatura.
Força da mulher: Scarlett O’Hara é uma mulher impressionante. Uma personagem cheia de defeitos como inveja, ganância e luxúria, só que ao mesmo tempo forte e determinada. Scarlett se vê em uma situação delicada durante a guerra quando a fome e a falta de recursos atingem a população. No entanto, mesmo em momentos de extremo desespero, ela reune forças para se erguer e seguir em frente e isso mostra a força que podemos encontrar em nós mesmo até mesmo quando não há esperança de viver mais um dia. Apesar de não ser uma pessoa perfeita, como a maioria de nós, ela jamais desistiu ou abaixou a cabeça mesmo nos piores momentos de sua vida.
E estas são algumas razões que trago para tentar convencer vocês a lerem este livro! Espero que tenham gostado!