Olá, pessoal, tudo bem? Hoje trago mais um post de ordem de leitura e desta vez de um clássico da literatura, O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien.
A primeira coisa que quero discutir é sobre a necessidade de ler ou não O Hobbit antes da trilogia de O Senhor dos Anéis.
Bom, a minha recomendação e opinião pessoal é de que sim, O Hobbit deve ser lido antes de O Senhor dos Anéis.
O Hobbit, em tese, não faz parte da tão conhecida trilogia O Senhor dos Anéis oficialmente, porém a história do anel se origina neste livro. Sabemos que O Senhor dos Anéis acompanha a jornada de Frodo na busca por destruir o Um Anel e pôr fim à maldade sobre a terra. Mas como o anel chegou até Frodo?
Isso nós descobrimos lendo O Hobbit que conta a aventura vivida por Bilbo Bolseiro, um hobbit (parente de Frodo), junto de uma comitiva de anões e do mago cinzento Gandalf. Após o final de O Hobbit, algum tempo se passa e ai começa a história de O Senhor dos Anéis protagonizada por Frodo.
Podemos afirmar então que O Senhor dos Anéis é a sequência de O Hobbit, pois se passa no mesmo universo, contendo alguns dos mesmos personagens e dá continuidade a história que envolve o anel de poder.
Assim, a ordem correta de leitura é a seguinte:
- O Hobbit;
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel;
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres;
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
Esses livros são considerados clássicos da literatura e contam com uma construção de mundo incrível, assim como um enredo de dar inveja.
Para quem curte alta fantasia, é uma ótima opção de leitura.
Portanto, de forma simples e objetiva, quis trazer a razão pela qual O Hobbit deve ser lido antes de O Senhor dos Anéis, assim como a ordem correta de leitura desta história. Espero que tenham gostado!
Um beijo e até a próxima!