Outros

POR QUE AS PÁGINAS DOS LIVROS AMARELAM?

Acredito que todos tenham um livro ou já viram algum que apresente as páginas bem amareladas. Geralmente os livros antigos são todos assim, mas por que isso acontece?

Como todos sabemos, o papel dos nossos livros vem da celulose (das árvores) e a celulose sofre reações em contato com o oxigênio e a luz do sol. Junto da celulose há a lignina que funciona como uma cola que mantem as fibras da celulose juntinhas.

Acontece que tanto a celulose quanto a lignina sofrem oxidação, mas a lignina é mais propensa a essa reação que a celulose e por já possuir uma cor natural meio amarronzada, a exposição ao oxigênio e a luz do sol provoca alterações na forma como ela absorve e reflete a luz do solar e nesse processo todo as páginas dos nossos livros vão, com o tempo, adquirindo aquele tom mais amarelado.

O papel usado na fabricação do livro é submetido a processos de branqueamento nos quais uma boa parte da lignina é eliminada, por isso, diferente dos jornais por exemplo, que são produzidos com papéis mais baratos, eles tendem a demorar mais para amarelar.

Em resumo, o processo de amarelamento das páginas é uma reação natural.

Aqui vão algumas dicas de cuidados que podemos ter com os livros para preservá-los melhor:

– Manter os livros em locais limpos e secos;

– Guardá-los em um local onde não tenham grande exposição a luz do sol;

– Limpá-los com frequência para evitar poeira.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!

Olá, Leitor (a)!
Tudo bem? 😊​

Detectamos que você está utilizando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando este bloqueador de anúncios.