RESENHA: MADAME BOVARY
Um clássico da literatura escrito por Gustave Flaubert, Madame Bovary é considerado uma obra revolucionária no gênero de romance. Foi também um livro polêmico em sua época, uma vez que conta a história de Emma, uma mulher insatisfeita com sua vida e que busca em casos amorosos as aventuras que lê em livros de romance.
Madame Bovary retrata a história de Emma, que depois de se casar com Charles Bovary começa a se sentir insatisfeita com a vida que leva. Sonhando em viver uma grande história de amor como aquelas retratadas nos romances que lê, Emma começa a buscar a realização dessas fantasias em casos amorosos. A vida que leva com o Dr. Bovary não é suficiente para ela, que facilmente se deixar levar pelas ideias de luxo e por possibilidades de aventuras amorosas. Bovary por outro lado é tão apaixonado pela esposa que vê apenas o bem nela e de nada desconfia. Porém as aventuras de Emma podem ter um fim diferente dos finais dos romances que ela lia e sonhava em viver.
Madame Bovary é um romance ousado, fora do padrão e por isso causou tanta polêmica na época em que foi escrito. Flaubert não se prendeu as usuais histórias de amor, ele criou algo novo e diferente, ele mostrou outra face do romance.
Eu sempre quis conhecer a história de Madame Bovary, ler esse clássico do romance. Mas confesso que no decorrer da leitura não consegui me apegar a nenhum personagem, pois não senti empatia por nenhum deles.
A começar por Emma, que me pareceu uma mulher insatisfeita com tudo, pois ao meu ver ela nunca se apaixonou por nenhum dos homens que passaram pela vida dela, o que ela amava era a ideia de viver um grande romance.
Seu marido, Charles Bovary, é um homem totalmente destituído de opinião própria e podemos perceber desde as primeiras páginas que ele tem sua vida sempre ditada por outra pessoa, primeiro sua mãe, depois a esposa. Charles era tão cego em relação a Emma que nunca questionou nenhuma de suas atitudes, acreditando fielmente em tudo que ela lhe falava.
Entretanto, a personalidade dos personagens não atrapalha a grandeza da obra, uma vez que Madame Bovary nos mostra a vida de uma pessoa que se esqueceu de viver na busca incessante por aquilo que não tinha. Cega para ao que a cercava, Emma sempre se cansava rapidamente do que possuía e a insatisfação a dominava, levando-a a buscar o que não possuía.
Madame Bovary é um romance instigante e reflexivo, diferente das histórias de amor as quais estamos acostumados. Mostra como nossas escolhas podem afetar a vida de outras pessoas, no caso do livro, a filha do casal Bovary.
Portanto, não deixem de ler esta obra, não deixem de conhecer a inesquecível Madame Bovary!