RESENHA: MUNDO EM CAOS
Mundo em Caos é uma distopia escrita por Patrick Ness e publicada no Brasil pela editora Intrínseca.
“O Ruído é o homem sem filtro, e sem filtro, o homem é só caos em movimento.”
Viver no Novo Mundo não é fácil e Todd Hewitt sente isso na pele. Sendo o último garoto da comunidade, não vê a hora de finalmente se tornar um homem. Afetado por um germe que matou todas as mulheres e tornou os pensamentos dos homens audíveis o caos reina no Novo Mundo. O turbilhão de pensamentos desenfreados dos homens é chamado de Ruído e o Ruído nunca para. Prestes a se tornar um homem Todd descobre um terrível segredo que foi enterrado no Ruído por anos e diante dessa revelação, se vê forçado a fugir. Ainda se depara com um ser silencioso que nunca tinha visto e juntos vão precisar lutar por suas vidas, bem como pelo futuro do Novo Mundo.
Mundo em Caos é um livro frenético, cheio de segredos e plots que vão fazer qualquer leitor engolir a história para saber mais. A premissa apresentada pelo autor é muito interessante e bem elaborada: um mundo onde não há mulheres, apenas homens e esse homens vivem com o Ruído constante de seus pensamentos. Ou seja, não há privacidade e é muito difícil esconder segredos.
A história tem um desenvolvimento bom, embora em alguns pontos o autor se demore para trazer ao leitor uma explicação do que realmente está acontecendo. Isso, entretanto, não prejudica a leitura como um todo, já que o ritmo acelerado de acontecimentos se mantem.
Há um ponto específico que me incomodou muito, um fato em que o autor exagerou, na minha opinião, e esse exagero custou um pouco na hora de favoritar o livro. Mas não deixa de ser uma história boa, envolvente, empolgante e viciante. Se você gosta de distopias esse livro é uma ótima escolha, e para aqueles que querem começar a ler mais do gênero, eu recomendo muito essa leitura!