RESENHA: O CÃO QUE GUARDA AS ESTRELAS
Escrito por Takashi Murakami, esse livro é um mangá onde acompanhamos a história de Happy, um cachorrinho que embarca em uma viagem com seu dono.
Sendo apenas um filhote, Happy é levado para casa por uma garotinha. Uma vez no novo lar passa a fazer parte da rotina da família, mas conforme os anos vão passando as coisas mudam e o dono de Happy se vê abandonado pela família, lhe restando apenas o cãozinho como companhia. Juntos eles embarcam em uma viagem pelo interior do Japão, vivendo aventuras e encarando os desafios que surgem pelo caminho.
Um livro tão pequeno, mas com uma história enorme. Grande pois está cheio de lições, de amor e amizade.
Nesse livro acompanhamos a viagem de Happy e de seu dono pela perspectiva do próprio cãozinho. O dono de Happy se vê em uma situação muito difícil, uma vez que está doente e foi abandonado pela família. Apesar de não ser o exemplo de melhor pessoa, vai, com o decorrer da viagem, descobrir que precisa de pouco para ser feliz. Essa lição vem de seu fiel companheiro que jamais o abandonou em nenhum momento de sua vida.
Na segunda parte do livro, vamos ser apresentados a outro personagem que se verá envolvido com a história de Happy e seu dono. Em flashbacks de sua infância Okutsu, vai recordar o impacto que seu próprio cãozinho teve em sua vida, e agora depois de adulto passa a refletir sobre suas atitudes da época.
Como se trata de um mangá e de uma história mais curta, não quero me estender muito para não entregar a história toda. Mas não posso deixar de registrar a minha experiência e minhas próprias reflexões sobre esse livro.
É óbvio que o ponto central da narrativa se concentra na forma que um animalzinho, no caso um cachorro, entra em nossas vidas e em como sua presença reflete em nosso cotidiano, na forma como passamos a agir e até mesmo ver a vida.
Sem maldade e sem qualquer tipo de ganância, um cãozinho é um ser de puro amor, capaz de ensinar as mais valiosas lições a qualquer ser humano. Nessa história vemos o quanto Happy muda a vida de uma pessoa que tem todos os motivos para ser infeliz. Como seu dono passa a aproveitar cada dia como se fosse único e especial. A companhia de Happy é o suficiente para viver uma vida completa com tão pouco.
Muitas vezes a alegria e a felicidade estão nas coisas mais simples, como em um abanar de rabo, uma lambida e na fidelidade de um cãozinho. Um amigo que jamais te abandonará, jamais te julgará e que terá você como o centro de sua vida.
Não se trata apenas de uma história bonitinha, mas sim de uma valiosa lição daquelas que se enraizam em nossas mentes e permanecem em nosso coração para sempre. Ser feliz depende apenas de nós mesmos e Happy ensina isso da forma mais bonita possível.
Um livro que eu vou passar a indicar sempre e que todos deveriam ler. Um livro que me fez chorar mais do que qualquer outro e um livro que jamais vou esquecer. Então só me resta dizer: Leiam O Cão que Guarda as Estrelas.