RESENHA: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
Sonho de Uma Noite de Verão é uma peça teatral de William Shakespeare. Trata-se de uma comédia com um toque de fantasia.
O bosque próximo a Atenas é habitado por fadas e duendes, e quando alguns dos habitantes de Atenas vão até lá numa noite, terão seus sentimentos bagunçados e guiados pela ação do Duende. A partir daí se instaura uma grande confusão que se torna objeto de diversão do Duende.
Para entender melhor é necessário saber que há três grupos de personagens neste livro:
– Atenienses de classe alta: Teseu e Hipólita que vão se casar. Hérmia e Lisandro que se amam; Demétrio que ama Hérmia e Helena que ama Demétrio.
– Atenienses de classe baixa: são trabalhadores que pretendem encenar uma peça no casamento de Teseu e Hipólita.
– Fadas e Duendes: Oberon e Titânia: Rei e Rainha das fadas e duendes; Duende e outros fadas.
Uma vez que os jovens apaixonados se encontram no bosque, serão vítimas de um feitiço do amor e terão seus sentimentos alterados pela ação do Duende.
O livro é bem curtinho e é escrito em forma de peça teatral, isso proporciona uma leitura rápida. Não há grandes complicações nas falas dos personagens, portanto a leitura é de fácil entendimento. Há também nesta edição da editora Martin Claret, notas de rodapé que esclarecem alguns pontos da história.
A história em si no começo é amena, mas em determinado momento o leitor é pego querendo saber qual será o fim dos quatro jovens apaixonados. Para quem nunca leu Shakespeare esse livro é uma ótima opção para começar, pois trata de uma história simples e de uma leitura fluida, muito bom para nos familiarizar com o estilo e com a escrita do autor.